Marcadores

(83)9330.6630

(83)9330.6630
O melhor preço da Região! Os Melhores Jingles Políticos!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Católicos celebram hoje a Quarta-feira de Cinzas



Os fiéis da Igreja Católica celebram hoje, 13 de Fevereiro, a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental.

Neste dia, os cristãos recebem uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior, que serve para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efémera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Segundo a tradição cristã, era prática comum em Roma que os penitentes começassem a sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.

Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual, particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Na Arquidiocese de Landa, neste dia são tradicionalmente realizadas missas nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia.
O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

 Em algumas igrejas protestantes, como a Anglicana e a Luterana, esta tradição ficou como um simples serviço. A Igreja Ortodoxa começa a Quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.
Quarta-feira de Cinzas na Igreja, é um momento especial; Nos introduz no ministério Quaresmal. As cinzas, servem de lembrete para nó:
"Lembra-te que do pó viestes, e o pó has de retornar."
Então, sintam-se convidados para participarem da Santa Missa, nesta quarta-feira, na Matriz de São Francisco às 16h celebrada pelo Pe. Ivan dos Santos.

fonte: nossa jose da penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário