Marcadores

(83)9330.6630

(83)9330.6630
O melhor preço da Região! Os Melhores Jingles Políticos!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Pesquisas mostram que pode existir ouro em Poço Dantas




03/03/2011 | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
A vinda do professor e engenheiro, Antônio Pedro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deixou a população de Poço Dantas com expectativa. Primeiro pela sua análise, o município é muito rico em minério da cal; segundo ele trouxe a informação que já existem várias empresas mineradoras que mapearam e requereram pesquisas minerais no município em terras do município, precisamente na divisa com o estado do RN.
O mais interessante é que uma equipe interessada no assunto, aprofundou-se nos estudos, através de pesquisas no Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e descobriu que os processos de pesquisas registrados naquele departamento federal, trata-se de substância do minério de OURO, requerida pela Empresa Mineradora Minerva da Bahia. Vários requerimentos de pesquisas estão registrados, desde o ano de 2005, sendo que o último processo foi dado entrada no dia 9 de agosto do ano passado.
Agora tudo isso faz crer que no solo do município não só existe minério da cal, mas também outras riquezas minerais que poderão ser exploradas no futuro, prometendo assim, grandes avanços, sobretudo nos aspectos da economia local. Em 2010 uma excursão de pessoas interessadas em conhecer a serra grande e a pedra das tintas, dentre elas o prefeito municipal Itamar Moreira, o presidente da Associação São Francisco, vereador Rildo, vereador Luizinho, vice-prefeito Dedé, cabo Lino, entre outros interessados, percorreram toda a região da serra grande e conheceram de perto o local conhecido como “pedra das tintas”, local onde se pode ver uma espécie de pó colorido que é exposto com a erosão das rochas.

Veja as fotos da excursão na serra, clique aqui

Texto da matéria publicada em janeiro de 2010:
O objetivo da excursão era reconhecer, estudar e preservar um local ainda pouco explorado pela população poçodantense, trata-se da serra das “Pedras de tintas”, localizada na região serrana do município o local é conhecido por este nome, devido ao fato das pedras eliminarem uma espécie de pó colorido que adicionado a água transforma em tintas de varias cores como: vermelho, amarelo, branco, dourado, bege, etc. O local, pouco conhecido, devido ao difícil acesso, vem se despontando como possibilidade de exploração desta matéria natural desconhecida, entretanto, existe certa curiosidade quanto a definição química exata deste produto. Para que seja realizadas novas descobertas sobre as combinações exatas para esta matéria final, a Prefeitura Municipal através do Prefeito Itamar Moreira está sempre incentivando alunos, professores e toda a população a se interessarem pelo conhecimento desta riqueza.

fonte: cofemac.com.br

Um comentário: