Marcadores

(83)9330.6630

(83)9330.6630
O melhor preço da Região! Os Melhores Jingles Políticos!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Preconceito contra nordestinos volta a causar polêmica no Twitter


A frustração de uma torcedora pela desclassificação do Flamengo na Copa do Brasil desencadeou uma série de comentários preconceituosos contra nordestinos no Twitter e gerou uma repercussão ainda maior nesta quinta-feira (12). A reação fez o assunto #orgulhodesernordestino emplacar entre os tópicos mais comentados do microblog no Brasil e mundialmente.

A mensagem preconceituosa que gerou tamanha reação foi postada pela internauta conhecida apenas como Amanda Régis (@_AmandaRegis), na quarta-feira (11) à noite, durante a partida Flamengo x Ceará. Revoltada com o empate por 2 a 2 - que tirou o time carioca da disputa na Copa do Brasil - ela escreveu: "esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça".





Em resposta, tuiteiros passaram a escrever a mensagem #orgulhodesernordestino. A hashtag alcançou as listas dos assuntos mais comentados no país e trouxe à tona um dos primeiros casos explícitos de preconceito contra a região no Twitter, o da internauta Mayara Petruso.

Em novembro do ano passado, frente à vitória de Dilma Rousseff nas eleições presenciais, a internauta postou: "Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado".

Na época, a ONG SaferNet encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo uma notícia-crime com a relação de 1.037 perfis de usuários do Twitter que teriam postado mensagens contra nordestinos. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco pediu que a autora das mensagens responda pelos crimes de racismo e de incitação pública ao crime de homicídio.

O Nordeste voltou a ser alvo de críticas em fevereiro deste ano, depois de um apagão que atingiu quase todos os estados da região.

Para combater esse tipo de discriminação e outros crimes que ferem os direitos humanos na internet, a Polícia Federal disponibiliza um site por onde internautas podem fazer denúncias. Para denunciar, basta acessar: http://denuncia.pf.gov.br/.


Fonte: uirauna.net

De olhos irrigado pelas lágrimas de emoção, quando falo do meu nordeste, gostaria de pedir licença ao grande poeta e cantor das belezas do nordeste (e nordestino como eu), Flávio José para usar uma de suas músicas para deixar um convite aos amigos que ainda não conhecem nossas riquezas culturais, nossa culinária, nossas festas tradicionais e folcloricas, as riquezas naturais e muitas outra que o espaço não me permite enumera-las.

- Com licença mestre Flávio José


ORGULHO DE SER NORDESTINO

Além da seca ferrenha

Do chão batido e da brenha

O meu nordeste tem brio

Quer conhecer então venha

Que eu vou te mostrar a senha

Do coração do brasil


São nove estados na raiva

Todos com banho de praia

Num céu de anil e calor

São nove estados unidos

Crescentes fortalecidos

Onde o brasil começou

E hoje no calcanhar da ciência

Formam uma grande potência

Irrigando o chão que secou


É verdade que a seca inda deixa sequela

Mas foi aprendendo com ela

Que o nosso nordeste ganhou

Deixou de viver de uma vez de esmola

E foi descobrindo na escola

A grandeza do nosso valor


Eu quero é cantar o nordeste

Que é grande e que cresce

E você não conhece doutor

De um povo guerreiro, festivo e ordeiro.

De um povo tão trabalhador


Por isso não pise, viaje e pesquise.

Conheça de perto esse chão

Só pra ver que o nordeste

Agora é quem veste


É quem veste de orgulho a nação


COMPOSITOR: FLÁVIO JOSÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário