Empresa detém 90% dos orelhões do Pais e pensa em projeto piloto para implantar internet sem fio nesse aparelhos.
A empresa de telefonia Oi, que detém 824 mil orelhões de um total de 1,1 mi, montou um projeto para oferecer internet banda larga sem fio nesses aparelhos.
O projeto depende de patrocínio, isso porque a internet vai ser disponibilizada em novos aparelhos. A empresa diz que o serviço será gratuito, mas uma alternativa de venda de cartões com senhas de acesso está sendo estudada.
Tudo funcionaria da seguinte maneira: munido de qualquer dispositivo compatível com conexões sem fio à internet, o usuário se interligaria usufruindo da conexão de um par de fios metálicos que os orelhões utilizam na conexão com uma central telefônica.
A velocidade de acesso será de até dois megabits por segundo, ou o dobro da capacidade prevista no Plano Nacional de Banda Larga.
Até agora a Populus Propaganda e Marketing Ltda foi a única a oferecer patrocínio para o projeto, o que garante o acesso gratuito aos usuários. A empresa acertou com a Oi a exclusividade para converter os orelhões em pontos multimídia em todo o País, informou a Folha de São Paulo nesta terça-feira (26).
Num raio de 50 metros do orelhão haverá internet sem fio disponível. Os aparelhos continuarão operando normalmente para chamadas de voz. O governo federal já pensa em também patrocinar a operação.
Por medida de segurança, todos os orelhões convertidos terão câmeras de monitoramento com uma visão de 360º do local. Autorizar as conversões depende apenas das prefeituras.
Fonte: No Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário