Marcadores

(83)9330.6630

(83)9330.6630
O melhor preço da Região! Os Melhores Jingles Políticos!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Internauta é denunciada mais de 8 mil vezes por ataques a nordestinos no Twitter

Uma usuária do Twitter provocou tumulto na rede ao usar o microblog para atacar os nordestinos. O perfil, supostamente pertencente a uma jovem de Porto Alegre (RS) identificada como Sophia, foi denunciado, entre a madrugada e o início da tarde desta sexta-feira (9), 8.148 vezes à SaferNet Brasil, organização não-governamental especializada no combate de crimes contra direitos humanos na web.

Assim como a estudante de Direito Mayara Petruso, que, em novembro do ano passado, logo após o anúncio do resultado das eleições presidenciais, desencadeou uma onda de ódio na internet ao dizer no Twitter que queria "afogar os nordestinos", o perfil atribuído a Sophia também detonou, em menor proporção, manifestações semelhantes de preconceito, informa a Terra Magazine o presidente da SaferNet, Thiago Tavares.


- Estamos apurando para esclarecer se a conta dela foi hackeada ou não. É um perfil antigo. Não descartamos esta possibilidade. Mas se for ela mesma, poderá responder pelo crime de racismo, que é inafiançável. A pena varia de dois a cinco anos - diz Tavares, lembrando que Mayara Petruso atualmente responde na Justiça pelos ofensas aos nordestinos.

O presidente da SaferNet faz um apelo aos internautas para que não ajudem a espalhar os links com as mensagens de ódio.



- A recomendação é que não reproduzam os links nem fiquem batendo boca com o perfil que está cometendo o crime. Eles querem isso, querem atenção, querem repercussão.

Para denunciar crimes na web, os internautas podem acessar os endereços: http://www.safernet.org.br/site/denunciar ou http://denuncia.pf.gov.br/ . "Os canais funcionam de forma integrada", explica Thiago Tavares.

Ódio sem freio

A polêmica começou a ganhar corpo na noite de quinta-feira (8). Nas mensagens postadas no Twitter, a pessoa por trás do perfil - que tem 36.557 seguidores - destila preconceito ao chamar a população do Nordeste de suja e pobre. Em um dos ataques, chega a dizer que "nordestino não nasce.. é cagado".

O Bolsa Família e o Fome Zero, programas sociais do governo federal, também são usados como munição para os ataques.

- Vai cortar tua cana nordestino.. colocar a comida na mesa para seus 15 filhos se alimentarem...... viver de bolsa família é fácil, né?
- Cesta básica do Fome zero tinha que ser Bosta de Cachorro.. desperdiçar comida com esse povo "lixo" é foda.

Na tarde desta sexta-feira (09), Sophia Fernandes continuou as agressões aos nordestinos.


Casos similares

Esta não é a primeira vez que ofensas a nordestinos no Twitter causam revolta e chegam aos temas mais comentados na internet. O caso de Mayara Petruso, no ano passado, é o mais famoso. A estudante de Direito usou sua conta no Twitter para ofender nordestinos depois da eleição da presidente Dilma Rousseff. "Nordestito não é gente, façam um favor a SP, mate um nordestino afogado", dizia a mensagem.

Este ano, dois casos parecidos tiveram repercussão. Na época da anulação das provas do Enem feitas pelos alunos de um colégio de Fortaleza o Twitter recebeu uma nova onda de comentários criticando a região. "Nordestinos de merda, que povinho inútil, putz", postou o usuário Rodrigo Rech. A usuária Niscole (@nickislla) foi além. "Se esses nordestinos fds aprontarem o que aprontaram esse ano no Enem ano que vem, eu jogo uma bomba nuclear lá".

Em maio deste ano, outro caso aconteceu depois de um jogo de Flamengo - torcedores irritados com a eliminação do clube da Copa do Brasil pelo time do Ceará começaram a atacar nordestinos.
A revolta contra as declarações preconceituosas teve início depois que uma torcedora rubro-negra, identificada na rede como Amanda Régis, disse: "Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça".

Informações do FOLHADOSERTAO com Terra e Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário