Marcadores

(83)9330.6630

(83)9330.6630
O melhor preço da Região! Os Melhores Jingles Políticos!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

BR 405 é interrompida por manifestantes de Luís Gomes



Um protesto contra a falta d’água no início da manhã na quinta-feira(12)causou um grande congestionamento na BR 405, no distrito de Placas, na divisa dos estados do RN e PB, próximo à cidade de Luís Gomes.

Os moradores, que estão sem abastecimento de água há mais de 165 dias fecharam a BR 405 com pneus e galhos de mato para interromper o trânsito entre os dois estados, uma das principais rotas de acesso ao Sul do Pais. A manifestação, que teve início às 7h, terminou às 9h.

O corpo de Bombeiros da cidade de Pau dos Ferros, viaturas de polícia e dezenas de militares das cidades de Luis Gomes e Uiraúna/PB, já enviaram diversas carros ao local com o intuito de garantir segurança aos manifestantes e aos motoristas impedidos de seguir viagem.

O protesto, que pede uma solução imediata para o problema da falta d’água em Luís Gomes, já deixou inúmeros serviços parados.

Pessoas que seguiam para assistir audiências, médicos que se deslocavam para dar plantões e caminhoneiros estão todos parados esperando o fim do protesto.

Missionários, alunos, profissionais liberais e políticos também comparecem ao ato de manifestação popular.

A revolta dos motoristas era visível devido ao protesto. Já os organizadores rebateram com palavras de indignação devido à demora na solução definitiva do problema da falta d’água em Luís Gomes.

Fonte: Uirauna.net   Foto: Serra de Luiz Gomes




______________________________________________


Últimas informações:




A governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, disse que no próximo mês de maio começam as obras de instalação da Adutora Santa Cruz Mossoró e recomeçam as obras de conclusão do Sistema Adutor do Alto Oeste. As palavras da governadora foram durante a assinatura da Ordem de serviço para fazer o contorno da cidade de Baraúna, para permitir a escoação do cimento e da cal que é produzido no município pelo Grupo Votorantim (MIZU).

Sobre a Adutora Santa Cruz Mossoró, que vai injetar água no sistema de distribuição de água de Mossoró, a assessoria do Governo do Estado disse que já está com os recursos assegurados na ordem de R$ 119 milhões. Este investimento, além de regularizar o abastecimento de Mossoró, vai reduzir o nível de calcário na água subterrânea que já tem no sistema. Esta água está entupindo os tubos e com esta injeção, vai reduzir os entupimentos.

Além de ampliar em 35% o abastecimento de Mossoró, a Adutora Santa Cruz Mossoró vai abastecer dezenas de comunidades rurais e as cidades de Felipe Guerra e Governador Dix-sept Rosado. Já com relação ao Sistema Adutor do Alto Oeste, o investimento inicial previsto era de R$ 136 milhões, recursos que já foram gastos pelo governo Wilma de Faria/Iberê Ferreira, sem que o sistema adutor, que é dividido em duas partes, seja colocado em funcionamento.

O sistema adutor prevê captação de água em Apodi, na barragem de Santa Cruz, e na Barragem de Pau dos Ferros. Parte das duas estruturas já está pronta. Prevê abastecimento de 26 cidades e 62 comunidades rurais. Ontem, a governadora Rosalba Ciarlini disse que será necessário um grande investimento, mas disse também que já está tudo planejado, com recursos assegurados. Vai recomeçar as obras no mês de maio. Anunciou a retomada da obra do sistema adutor do Alto Oeste e o início da Adutora Santa Cruz Mossoró, citando diretamente os nomes dos prefeitos Bras Costa, de Felipe Guerra, e Lanice Ferreira, de Governador Dix-sept Rosado.

As duas adutoras, começando a funcionar, vão beneficiar mais de 600 mil habitantes, a partir do bombeamento de água das barragens de Santa Cruz e de Pau dos Ferros. Atualmente cidades como Antônio Martins e Luis Gomes, enfrentam sérias dificuldades de abastecimento, devido ao atraso nas obras. Luis Gomes, por exemplo, está sem receber água nas torneiras há mais de 160 dias. A cidade, de 10 mil habitantes, está sendo abastecida com carro-pipa.

LEMBRANDO
Havia uma esperança das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste serem recomeçadas em março, conforme declaração do secretário Gilberto Jales, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o que não aconteceu. Este mês de abril, também não vai dá certo. As expectativas agora giram em torno do compromisso assumido ontem(03/04) pela governadora Rosalba Ciarlini para recomeçar o Sistema Adutor e a Adutora Santa Cruz Mossoró em maio.

Fonte: Jornal DE FATO




Nenhum comentário:

Postar um comentário